sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Solistas | Paulo Ferreira | Tenor

Natural de Santa Maria da Feira, realizou na Academia de Música de Santa Maria, os seus estudos de Violoncelo, Piano e Canto, onde veio a concluir, este último, com a classificação máxima, na classe da Profª Ondina Santos, sempre como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde prossegue o Curso de Canto na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Professor Oliveira Lopes, onde veio a concluir sempre com as classificações máximas. Estudou ainda Interpretação Cénica com a Profª Norma Silvestre e Música Antiga com a Profª Ana Mafalda Castro.
Foi vencedor absoluto do 1º Prémio do II Concurso Internacional de Canto Tomaz Alcaide (Categoria de Concerto) e do 3º Prémio do IV Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, entre outros. Tem actuado num vasto número de concertos e recitais em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Alemanha, gravando para a RTP, para a RDP – Antena 2 e para a UER. Em Portugal tem colaborado com os palcos mais destacados, nomeadamente Teatro Nacional de São Carlos, Centro Cultural de Belém, Teatro da Trindade, Teatro Nacional de São João, Teatro Rivoli e Coliseu do Porto.
Durante alguns anos cantou como Barítono, onde se estreou na Ópera La Traviata de G. Verdi, a convite do Círculo Portuense de Ópera. Conta já, no seu currículo operático, com papéis principais ou destacados em óperas de Mozart (As Bodas de Fígaro e Cosí Fan Tutte), Bizet (Carmen) e Verdi (La Traviata), sendo de assinalar, ainda, as suas interpretações em óperas de Puccini (Tosca e Turandot), Ravel (L’Enfant et les Sortilèges), Maderna (Satyricon), Sousa Carvalho (L’Amore Industrioso), Schumann (Cenas de Fausto e Manfred), Virgil Thompson (Four Saints in Three Acts), Stravinsky (O Rouxinol) e Pinho Vargas (Os Dias Levantados) – esta última editada em CD pela EMI – Valentim de Carvalho. Já como Tenor, em 2005, interpretou o papel de Monostatos em A Flauta Mágica de Mozart numa co-produção do Circulo Portuense de Ópera e do Coliseu do Porto.
Recentemente, estreou-se como Tenor solista na Oratória “Cristo no Monte das Oliveiras” Op.85 de Beethoven, acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do Maestro Marc Tardue e interpretando o Tenor da 9ª Sinfonia de Beethoven, com a Orquestra clássica da Madeira dirigida pelo Maestro Rui Massena. Ainda como Barítono interpretou, como solista, obras de referência como: Magnificat e Kantates BWV 58, 61, 110, 147 e 206 (J.S. Bach), Magnificat (C.P.E. Bach), Requiem e Messe KV. 65 (W.A. Mozart), Missa em Fá M (Lobo Mesquita), Te Deum (F.A. Almeida), Adam & Eva (A. Avondano), Requiem (J.D. Bomtempo), Messias (G.F. Haendel), Te Deum (M.A. Charpentier), Fantasie Op. 80 e 9ª Sinfonia (L.V. Beethoven), Requiem ( M. Durufle) Petite Messe Solenelle (G. Rossini), Carmina Burana (C. Orff), entre outras.
Em Lied, estreou, acompanhado pelo pianista Jaime Mota, o ciclo “Sete canções de Albano Martins” de António Pinho Vargas, ciclo já editado em CD pela Strauss, tendo sido alvo das melhores críticas da especialidade. Apresentou-se também em vários recitais, acompanhado pela pianista Helena Marinho.
Com orquestra tem-se apresentado sob a direcção dos maestros Manuel Ivo Cruz, João Paulo Santos, António Saiote, Marc Tardue, Jacques Mercier, Aldo Brizzi, Marko Letonja, Stephen Bull e Jonathan Webb, entre outros. Tem colaborado com as orquestras Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, de Câmara de Munique e a Capela Real, entre outras.
Presentemente estuda repertório com o Maestro Marc Tardue e é orientado pela Profª. Palmira Troufa, no Porto e pela Maestra Marinela Melli, em Roma, Itália.


Nenhum comentário: